As cores que predominam nas vitrines a cada estação não ocorrem ao acaso. São definidas todos os anos pelo Pantone Color Institute, a mais renomada autoridade em cores no mundo e que dita a tendência de cores para moda, design de interiores, web design e outras áreas afins.

Para 2019, a Pantone encoraja o otimismo e, por isso, as paletas de cores estão ligadas a criatividade e individualidade. Resultado? A moda será repleta de cores fortes e saturadas, inspirando alegria e originalidade. Porém, para os adeptos das tonalidades mais claras e discretas, os tons pastéis também virão com tudo!

A cor escolhida pela Pantone para 2019 é o Living Coral, um coral com pitada de rosa. Mas além desta linda cor que chega simbolizando o otimismo e a alegria, já para o início do verão 2019, merecem destaque quatro grandes grupos de cores:

Cores Primárias: azul, amarelo e vermelho estarão em alta. O amarelo será o grande protagonista das cores primárias por ser novidade, já que o vermelho e o azul vêm de estações anteriores. As cores primárias poderão, inclusive, compor o mesmo look.

Cores Neon: febre nos anos 80, o neon voltou para alegria de uns e desespero de outros! O lima será a grande aposta dessa paleta que também contará com pink, roxo, azul, amarelo e laranja.

Cores Pastéis: as chamadas candy colors estarão de volta. A principal cor será o lilás (lavander), acompanhado por tonalidades claras de azul, rosa e amarelo. Essas cores serão muito usadas em conjunto. O nude blush, de tonalidade mais rosada, também segue como tendência desde o inverno 2018.

Cores Terrosas: as cores 2019 destacam também as terrosas, mais fáceis de combinar que as cores saturadas. Tonalidades de caramelo, bege cru e verde militar estarão em alta, em looks mais rústicos e naturais.

E as cores tomarão vida por meio de diferentes tecidos, estampas e formas:

Linho: tem tudo para ser um dos principais tecidos do verão 2019 que, ao lado do algodão, está alinhado com o consumo consciente e a sustentabilidade.

Monocromia: Os looks monocromáticos são outra tendência do verão 2019. A monocromia poderá estar em cores saturadas, tons pastéis e combinando com poás.

Wrap Dress: vestidos com amarração em look casual, super práticos, darão o ar de sensualidade à nova estação.

feirashop.com.br / Pinterest / Pinterest

 Plastificado: o plástico que combina com muitos looks e foi destaque na década de 90 volta a ser tendência neste verão.

 Tropicalismos: flores, frutas, palmeiras e folhagens em versões gráficas também serão destaque.

 Transparências: saia em dois comprimentos, com forro curto sobreposto por saia transparente será também característica da moda verão 2019.

Pinterest / Sebastião Moreira / Pinterest

Estampa Vicky: a simpática estampa xadrez voltará não só como preto e branco, mas também em cores alegres como as primárias, alinhada com a paleta de cores 2019.

 Estampas Florais: a atmosfera romântica ficará por conta deste estilo clássico, repaginado de contemporaneidade pela adoção de fendas e babados.

 Listras coloridas: misturando as cores saturadas, looks em listras vêm com tudo neste verão.

Pinterest / Pinterest / Pinterest

Será, portanto, uma estação bastante eclética em termos de cores, tecidos e estampas, com espaço para individualidade, criatividade e muitos  estilos! Escolha o seu preferido e sinta-se linda!