Está chegando a estação mais charmosa do ano. É no inverno que exploramos o nosso guarda-roupa com toda energia e criamos mil possibilidades de combinações e sobreposições. Seja o seu estilo clássico, moderninho, básico ou retrô. Com o acessório certo o seu look vai ficar ainda mais incrível e você vai arrasar no trabalho, no happy hour com as amigas ou naquele jantar romântico. Antes das dicas, um conselho: escolha sempre as roupas primeiro para você compor o visual de maneira harmoniosa e para que o acessório seja mesmo a cereja do bolo, aquele item que dará o toque especial no seu look.

… colares!

Para quem gosta de um visual descolado e não abre mão da combinação jeans + moletom ou suéteres, os maxi colares são excelente opção para dar estilo e destaque ao visual. Basta escolher peças mais básicas, lisas ou com estampas suaves, apostar na gola careca e optar sempre por brincos pequenos para que os acessórios não “briguem”.

Este ano a novidade é combinar os maxi colares com as chokers. A tendência, chamada de cascata de colares, conquistou as fashionistas e exige apenas cuidado na hora de misturar os materiais. Prata com preto e dourado com branco ou marrom são combinações mais fáceis. Metais misturados a tiras de couro estão em alta, assim como pingentes com pedraria ou peças de vidro.

Evite, ainda, que o acessório se choque com a altura do decote. O ideal é que as peças não fiquem na mesma linha do corte superior da roupa, e, sim, acima ou abaixo dele, valorizando tanto a vestimenta como os colares. Seguindo essa regra, eles combinam até com echarpes. Experimente!

… broches e bottons!

Em casacos, bolsas, jaquetas ou lenços, use e abuse de broches e bottons para dar um charme ao visual. Agrada tanto as românticas como as modernosas. Use a imaginação para encher o look de personalidade.

… brincos!

Quem gosta de chamar a atenção para o rosto deve investir em brincos grandes e longos. Neste inverno, abuse das maxi argolas – bem ao estilo anos 80 –  e dos brincos de tassel, que voltam com tudo, inclusive em bolsas e sapatos! Com o cabelo preso em um rabo de cavalo, por exemplo, e com blusas de gola alta, eles dão um ar sofisticado e elegante. Acredite!

… maxi-clutches X mini-bags!

As maxi-clutches são o tipo de acessório que transforma o look, por serem carteiras em tamanho família. Mesmo as mais discretas tem o poder de chamar a atenção, dando um up na produção. Em contraponto, temos também neste inverno a mini-bags. Práticas e fofas, elas são para levar apenas o essencial e dão um toque de modernidade ao look. Pra quem precisa de mais espaço, a dica é usar a double bagging, tendência que inclui duas bolsas numa mesma mesma peça. É uma alternativa para quem deseja usar uma mini-bolsa mas tem um tanto de coisa pra carregar por aí.

Aproveite que o inverno está chegando para revirar o armário e descobrir os tesouros que você tem guardados e também para investir em novas peças, dando um refresh no seu guarda-roupa!

Carla R. Espino Barros colaborou com a Sorapiss Design.